Trabalhamos com Reforço Escolar para o ensino Fundamental ajudando nas dificuldades de aprendizagem. Atendemos em domicílio na cidade de Campina Grande -PB. Também trabalhamos com preparação para o Vestibular e Enem. E Ainda oferecemos revisão gramatical de Trabalhos Acadêmicos (artigos, monografias, teses, dissertações e trabalhos em geral) e informática básica para todas as idades.

Adquira seu sucesso escolar! Deixe seu contato!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Diário de Leitura



INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO DIÁRIO DE LEITURA


1.Observe o título do texto e registre no seu diário:
Suas impressões: gostou ou não?
Tem vontade de ler?
Que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?


2. Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações – (verbais ou não-verbais) – que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a última capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que você já for tendo a respeito do texto a ser lido.


3. À medida que for lendo,
Vá registrando (sempre com frases completas):


a)As relações que você puder ir estabelecendo entre os conteúdos do texto e qualquer outro tipo de conhecimento que você já tenha:
-livros ou textos que leu,
-aulas,
-músicas,
-filmes,
-páginas de internet;
-sua experiência de vida etc.;


b)As contribuições que julga que o texto está trazendo para:
–qualquer tipo de aprendizado que ele lhe traga,
-o desenvolvimento de sua prática de leitura
-o desenvolvimento de produção de textos
-Sua futura profissão
-alguma pesquisa que tem de fazer;
-algum trabalho que você vai realizar;
-sua vida pessoal.


c)Suas opiniões sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo,
- vá discutindo as idéias do autor:
-concordando ou discordando,
-levantando dúvidas;
-pedindo exemplos.
- vá registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que não compreender ou aqueles de que mais gostar;
-vá sintetizando as idéias que o autor coloca como mais importantes, as teses centrais e os argumentos que defende.


4.Sempre justifique suas opiniões!


5.Tudo o que você fizer até aqui não deverá ser entregue a seu professor. É um texto que apenas você vai ler. Sinta-se livre para escrever o que quiser. Se necessário, após a elaboração da primeira versão do diário, produza uma segunda versão, que poderá ser entregue ao professor. Para isso:


a)Releia as suas anotações, verifique se há alguma informação que prefere omitir;
b)Avalie a necessidade de modificar o diário, de rever suas posições ou de melhorar o texto.


O diário de leitura é um instrumento que possibilita uma leitura ativa, dialógica, com opiniões, dúvidas e relações com outros textos e com sua vida, uma vez que pode fazer referência a outros textos que leu, as notícias que ouviu, a conversas que teve etc. Ele é a ferramenta que lhe permitirá agir como um leitor ativo e crítico. Troque sua experiência de produção de diário com seus colegas e com seu professor, lendo os trechos que você quer compartilhar. Lembre-se sempre que a leitura, ao contrário do que se pensa, não é um ato individual, mas uma atividade social e compartilhada, nada mais rico do que compartilhar essa experiência através de seu diário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e volte sempre!