Trabalhamos com Reforço Escolar para o ensino Fundamental ajudando nas dificuldades de aprendizagem. Atendemos em domicílio na cidade de Campina Grande -PB. Também trabalhamos com preparação para o Vestibular e Enem. E Ainda oferecemos revisão gramatical de Trabalhos Acadêmicos (artigos, monografias, teses, dissertações e trabalhos em geral) e informática básica para todas as idades.

Adquira seu sucesso escolar! Deixe seu contato!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como Elaborar um Resumo



Resumir é identificar as idéias centrais e secundárias de um texto. É apresentar a síntese do texto que corresponde à compreensão do que foi lido.
Parafrasear é fundamentalmente reescrever, “traduzir” com as nossas palavras as mensagens que percebemos e que podemos então assimilar, avaliar, discutir.
Ler, reler, sintetizar, transformar em palavras próprias as palavras do texto. Não há cópia do texto, nem citações.
Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original.
O resumo é um texto que reelabora o texto original, reduzindo seu comprimento. O autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, no intuito de criar uma síntese coerente e compreensível.

Como fazer um resumo:
1.Fazer a primeira leitura do texto, para entrar em contato com ele. Para conhecer o texto como um todo. Para sentir as primeiras impressões.
2.Fazer uma segunda leitura do texto. Mais atenta, mais analítica. Você vai lendo e vai procurando entender cada parte do texto. Vai procurando compreender as relações entre as partes. Vai percebendo o raciocínio que está sendo desenvolvido.
3.Sublinhe os momentos que parecem mais significativos, que expressem as idéias mais importantes. Ou então anote em uma folha à parte o que você for considerando mais relevante.
4.Procure fazer, para você mesmo, um resumo do que foi lido. Veja se você consegue, com um mínimo de clareza, reproduzir sucintamente, co suas próprias palavras, as idéias centrais do texto.
5.Se houver necessidade, faça uma terceira leitura: havendo problema com algum trecho, alguma expressão, procure compreendê-la a partir do conjunto, do contexto. Observe mais atentamente o início e o fim de cada parágrafo ou capítulo e do texto como um todo: geralmente, as idéias são apresentadas sinteticamente na introdução e na conclusão dos textos.

A operação de resumir um texto pode ser subdividida em duas fases separadas: a compreensão do texto e a sua reelaboração num novo texto.

A.Compreensão do texto: se dá através de dois processos opostos, porém realizados ao mesmo tempo: o processo de análise do texto e o processo de conexão das informações através de nosso conhecimento de mundo.

B.Reelaboração do texto e construção de um resumo: são necessárias algumas regras para construção de um resumo simples.

1.Cancelamento: é possível cancelar as palavras que se refere a detalhes, quando esses não são necessários à compreensão de outras partes do texto.
2.Generalização: é possível substituir alguns elementos por outros mais gerais que os incluam.
3.Seleção: é possível eliminar todos os elementos que exprimem detalhes óbvios e normais no contexto apresentado.
4.Construção: é possível substituir um conjunto de orações por uma nova que a inclua, se elas representam elementos óbvios no contexto.

Exemplo:
Mário e Luíza foram ontem à noite jantar no restaurante da esquina. Sentaram-se à mesa logo à entrada. Mário comeu pizza com cogumelos e uma fatia de torta de nozes; Luíza comeu creme de espinafre, berinjelas ao forno e salada de agrião.
Depois, saindo do restaurante, andando depressa contra o vento frio da noite, atravessaram a rua e voltaram para casa. Procuraram a chave de casa, abriram a porta do prédio, verificaram se havia correspondências para eles e chamaram o elevador; finalmente, se sentaram no sofá de casa, justamente a tempo de assistir num lugar quentinho um filme de romance que eles acharam muito bom. (104 palavras)

Resumo 1:
Ontem à noite, apesar do frio, Mário e Luíza foram comer fora. Mário fez uma refeição à base de farináceos; Luíza, de vegetais. Depois voltaram a pé para casa a tempo de ver um filme de romance. (37 palavras)
Palavras-chave: Mário, Luíza, Restaurante, Filme.

Resumo 2:
Ontem à noite, Mário e Luíza foram jantar fora. Depois assistiram a um filme de romance em casa.

ERROS CLÁSSICOS:
1.Extrapolação: cometemos o erro de estrapolação quando apresentamos idéias que não estão no texto. Saímos do contexto, criamos a partir do que foi lido.
2.Redução: cometemos o erro de redução quando nos prendemos a um aspecto menor, menos importante do texto que é insuficiente para explicar o conjunto.
3.Contradição: cometemos o erro de contradição quando interpretamos o sentido do texto de maneira contrária ao seu conteúdo. Chegamos a uma conclusão contrária ao texto devido a uma leitura desatenta.

Estrutura do Resumo
1.Cabeçalho: Instituição, Curso, Disciplina, Professor (a), Nome do aluno.
2.Bibliografia do livro
3.Texto em bloco, sem entrada de parágrafos e justificado.
4.Palavras-chave: são feitas por meio de palavras significativas selecionadas com cuidado. Resumem a idéia ou assunto central do livro. Separadas por ponto e vírgula.

•Formatação do Texto:
Fonte Arial, Tamanho 11, espaço entrelinhas simples.
Número de palavras: 500
Margens: superior 3cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita2 cm.

•COMO FAZER A BIBLIOGRAFIA DO LIVRO:
ÚLTIMO NOME EM MAIÚSCULA, Primeiro Nome e Outros Se Tiver Com Apenas a 1ª Letra em Maiúscula. Título do livro só com a 1ª letra da 1ª palavra maiúscula em negrito – subtítulo se tiver. Cidade em que foi publicado o livro: Editora, ano, número de páginas.

Exemplo:
CUNHA, Maurício José Silva. O reino entre nós – transformação de comunidades pelo evangelho integral. Viçosa: Ultimato, 2003, 144p.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Diário de Leitura



INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO DIÁRIO DE LEITURA


1.Observe o título do texto e registre no seu diário:
Suas impressões: gostou ou não?
Tem vontade de ler?
Que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?


2. Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações – (verbais ou não-verbais) – que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a última capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que você já for tendo a respeito do texto a ser lido.


3. À medida que for lendo,
Vá registrando (sempre com frases completas):


a)As relações que você puder ir estabelecendo entre os conteúdos do texto e qualquer outro tipo de conhecimento que você já tenha:
-livros ou textos que leu,
-aulas,
-músicas,
-filmes,
-páginas de internet;
-sua experiência de vida etc.;


b)As contribuições que julga que o texto está trazendo para:
–qualquer tipo de aprendizado que ele lhe traga,
-o desenvolvimento de sua prática de leitura
-o desenvolvimento de produção de textos
-Sua futura profissão
-alguma pesquisa que tem de fazer;
-algum trabalho que você vai realizar;
-sua vida pessoal.


c)Suas opiniões sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo,
- vá discutindo as idéias do autor:
-concordando ou discordando,
-levantando dúvidas;
-pedindo exemplos.
- vá registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que não compreender ou aqueles de que mais gostar;
-vá sintetizando as idéias que o autor coloca como mais importantes, as teses centrais e os argumentos que defende.


4.Sempre justifique suas opiniões!


5.Tudo o que você fizer até aqui não deverá ser entregue a seu professor. É um texto que apenas você vai ler. Sinta-se livre para escrever o que quiser. Se necessário, após a elaboração da primeira versão do diário, produza uma segunda versão, que poderá ser entregue ao professor. Para isso:


a)Releia as suas anotações, verifique se há alguma informação que prefere omitir;
b)Avalie a necessidade de modificar o diário, de rever suas posições ou de melhorar o texto.


O diário de leitura é um instrumento que possibilita uma leitura ativa, dialógica, com opiniões, dúvidas e relações com outros textos e com sua vida, uma vez que pode fazer referência a outros textos que leu, as notícias que ouviu, a conversas que teve etc. Ele é a ferramenta que lhe permitirá agir como um leitor ativo e crítico. Troque sua experiência de produção de diário com seus colegas e com seu professor, lendo os trechos que você quer compartilhar. Lembre-se sempre que a leitura, ao contrário do que se pensa, não é um ato individual, mas uma atividade social e compartilhada, nada mais rico do que compartilhar essa experiência através de seu diário!

Brasil Amazônia



  • Desigualdade A região corresponde a mais da metade do território nacional e se estende além das fronteiras. Possui a maior biodiversidade do planeta e, assim alto potencial econômico. No entanto, registra baixo índice de escolaridade e elevada taxa de mortalidade infantil.
  • Desmatamento O avanço da pecuária e o corte de madeira ilegal são as principais causas do desmatamento na Amazônia. Em duas décadas, essas atividades, além de grilagem, da ocupação ilegal de terra e da construção de grandes obras, derrubam 17% da floresta.
  • Soluções O manejo florestal para a extração de madeira com critérios ambientais é apontado como uma das principais saídas para viabilizar a exploração sustentável da mata. Devido à sua importância para o clima global, a floresta Amazônica começa a receber recursos para a sua preservação.
  • Zona Franca de Manaus É uma região industrial que oferece incentivos fiscais às companhias nela instaladas. com cerca de 550 empresas, o polo industrial é um grande gerador de empregos e responde por cerca de 80% de tudo o que é produzido no Amazonas. (fonte: http://www.guiadoestudante.com.br/)

Este é um dos temas previstos para provas de Vestibular. Estude estes pontos e elabore uma dissertação, isso vai te ajudar a guardar o assunto na memória.

Bons Estudos!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Universidades no Brasil

Não sabe que Universidade escolher? Este site pode te ajudar. Uma lista com todas as universidades do Brasil, com os links para você saber mais. Acesse e escolha a sua!
www.universidades.com.br/brasil.htm