Trabalhamos com Reforço Escolar para o ensino Fundamental ajudando nas dificuldades de aprendizagem. Atendemos em domicílio na cidade de Campina Grande -PB. Também trabalhamos com preparação para o Vestibular e Enem. E Ainda oferecemos revisão gramatical de Trabalhos Acadêmicos (artigos, monografias, teses, dissertações e trabalhos em geral) e informática básica para todas as idades.

Adquira seu sucesso escolar! Deixe seu contato!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

OS MECANISMOS DE CONEXÃO: O USO DOS ORGANIZADORES TEXTUAIS


  •     Quando se escreve um texto, é importante guiar o leitor para que ele possa entender as diferentes relações que queremos estabelecer entre as idéias. Essas relações entre as idéias são dadas por palavras que “organizam” o que está sendo dito, ou seja, os organizadores textuais. 
  •  Para que servem os organizadores textuais?

a)      Guiar o leitor;
b)      Organizar o que é dito;
c)       Estabelecer as relações entre as idéias, entre os parágrafos e nas frases.
  • Servem para que a resenha seja clara e coerente para o leitor, é preciso dar indicações que guiem a leitura, mostrando a relação entre as idéias sobre a obra resenhada e destacando seu posicionamento em relação a ela. Para isso, utilizamos os organizadores textuais que melhor expressam as relações que queremos estabelecer.
  • Na gramática são chamados de conectivos ou conjunções coordenativas. São de três tipos: aditivas, alternativas e adversativas.

a)      Aditivas: Indicam idéia de soma. São: e, nem (= e não), não só, mas também.
b)      Adversativas: indicam idéia contrária. São: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, embora, ainda que, apesar de, mesmo que.
c)       Alternativas: indicam sentidos diferentes, ao cumprir-se um fato, o outro não se cumpre. São: ou (repetida ou não), ora...ora, quer...quer, seja...seja, nem...nem, etc.
d)      Conclusivas: exprime idéia de conclusão e conseqüência. São: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc.
e)      Explicativas: justificam idéias apresentadas anteriormente. São: que, porque, pois, portanto, de fato, com efeito, já que, uma vez que, devido a, como, isso posto, pelo fato de, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e volte sempre!