- Quando se escreve um texto, é importante guiar o leitor para que ele possa entender as diferentes relações que queremos estabelecer entre as idéias. Essas relações entre as idéias são dadas por palavras que “organizam” o que está sendo dito, ou seja, os organizadores textuais.
- Para que servem os organizadores textuais?
a) Guiar o leitor;
b) Organizar o que é dito;
c) Estabelecer as relações entre as idéias, entre os parágrafos e nas frases.
- Servem para que a resenha seja clara e coerente para o leitor, é preciso dar indicações que guiem a leitura, mostrando a relação entre as idéias sobre a obra resenhada e destacando seu posicionamento em relação a ela. Para isso, utilizamos os organizadores textuais que melhor expressam as relações que queremos estabelecer.
- Na gramática são chamados de conectivos ou conjunções coordenativas. São de três tipos: aditivas, alternativas e adversativas.
a) Aditivas: Indicam idéia de soma. São: e, nem (= e não), não só, mas também.
b) Adversativas: indicam idéia contrária. São: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, embora, ainda que, apesar de, mesmo que.
c) Alternativas: indicam sentidos diferentes, ao cumprir-se um fato, o outro não se cumpre. São: ou (repetida ou não), ora...ora, quer...quer, seja...seja, nem...nem, etc.
d) Conclusivas: exprime idéia de conclusão e conseqüência. São: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc.
e) Explicativas: justificam idéias apresentadas anteriormente. São: que, porque, pois, portanto, de fato, com efeito, já que, uma vez que, devido a, como, isso posto, pelo fato de, etc.
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