Trabalhamos com Reforço Escolar para o ensino Fundamental ajudando nas dificuldades de aprendizagem. Atendemos em domicílio na cidade de Campina Grande -PB. Também trabalhamos com preparação para o Vestibular e Enem. E Ainda oferecemos revisão gramatical de Trabalhos Acadêmicos (artigos, monografias, teses, dissertações e trabalhos em geral) e informática básica para todas as idades.

Adquira seu sucesso escolar! Deixe seu contato!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A SUBJETIVIDADE DO RESENHISTA


• A resenha difere do resumo por causa dos comentários inseridos pelo resenhista em relação à obra resenhada.

• Os comentários devem expressar a opinião particular, pessoal do resenhista em relação à obra.

• Os comentários devem vir acompanhados de um relato minucioso da obra, Ou seja, a descrição do conteúdo. Na resenha acadêmica isso é muito importante.

• O resenhista além de descrever a obra deve avaliá-la, sustentar suas considerações, deve embasá-las seja com evidências extraídas da própria obra ou de outras de que se valeu para elaborar a resenha.


• Destacam-se dois tipos de críticas: (1) A interna, quando se avalia o conteúdo da obra em si, a coerência diante dos seus objetivos, se não apresenta falhas lógicas ou de conteúdo; (2) A externa, quando se contextualiza o autor e a obra, inserindo-os em um quadro referencial mais amplo, seja histórico ou intelectual, mostrando a contribuição diante de outros autores e sua originalidade.

• O resenhista deve se preocupar com a obra em sua totalidade sem se perder em passagens isoladas. Deve-se apresentar e comentar pontos específicos, fortes ou fracos do trabalho, mas estes devem ser relevantes.

• A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetram.

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário e volte sempre!